Covid-19: Tanzânia anuncia que prefere usar ervas a vacinas, enquanto vários países africanos não mostram dados confiáveis sobre a pandemia

Fonte: Wikinotícias

4 de janeiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades do Ministério da Saúde da Tanzânia disseram que preferem usar ervas locais para tratar covid-19 a comprar vacinas, alegando que é impossível o desenvolvimento de um imunizante seguro em apenas seis meses.

O uso de plantas, em chás, tônicos e outras formulações, tem sido polêmica há meses na África, após o presidente de Madagascar ter anunciado que a planta Artemisia annua seria eficiente para prevenir e curar covid. Na época, no entanto, não havia qualquer estudo indicando sua eficácia e os testes realizados posteriormente tampouco provaram que ela tinha efeitos positivos contra a infecção por Sars-Cov-2.

A Tanzânia foi um dos primeiros países a importar o "tônico herbal de Madagascar", assim como um dos primeiros da África a anunciar que estava livre da covid. No entanto, autoridades estrangeiras não acreditam que a pandemia esteja sob controle no país, mas sim que o governo não esteja fazendo esforços suficientes para testar a população ou mesmo esteja escondendo os dados reais.

Por cautela, países como os Estados Unidos emitiram um "alerta nível 4" para viajantes que queiram ir para a Tanzânia e outros países africanos, como Quênia, Uganda e Burundi.

17,5% do PIB da Tanzânia depende de turismo, já que o país é visitado por cerca de 1,2 milhão de turistas todos os anos, número que o governo quer ampliar para 5 milhões até 2025.

Notícias Relacionadas

Fontes