Covid-19: Reino Unido tem maior número de mortes/dia desde o início da pandemia
19 de janeiro de 2021
O Reino Unido teve hoje seu maior número de mortes por dia, tendo registrado nas últimas 24 horas 1.610 óbitos por covid-19. O pior número anterior havia sido no dia 13 passado, com 1.564 fatalidades.
O dado também é o pior entre todos os países, com exceção dos Estados Unidos, que tem registrado, numa média, mais de 3 mil mortes por dia desde o início de janeiro. O Brasil, por exemplo, registrou como pior número 1.554 mortes/dia em 29 de julho passado [a Índia registrou 2.006 mortes em 16 de junho, mas o dado foi uma discrepância devido à atualização de dados atrasados, já que sua média diária era, na época, de cerca de 600 mortes/dia].
O país tem, segundo o Worldometer, 3.466.849 infectados até agora e é o quinto no ranking geral de contaminações, atrás dos Estados Unidos, Índia, Brasil e Rússia.
Mais de 4 milhões de vacinados
Mais de 4 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam sua primeira dose de uma das vacinas covid-19, entre eles trabalhadores na linha de frente de combate à pandemia, como médicos e enfermeiros, pessoas com mais de 80 anos e residentes e funcionários de lares de idosos.
Ontem, o Ministério da Saúde reportou que um total de 4.266.577 de pessoas haviam sido vacinadas entre 8 de dezembro e 17 de janeiro, incluindo mais da metade das pessoas com 80 anos ou mais e mais da metade dos residentes em lares de idosos.
Os idosos são um grupo de cerca de 15 milhões de britânicos e respondem por 88% das mortes de covid-19. Ontem, durante uma conferência de imprensa, o secretário da Saúde Matt Hancock disse: "estamos no caminho certo para terminar nosso plano de vacinação dos grupos mais vulneráveis até meados de fevereiro. Nosso objetivo é, obviamente, salvar tantas vidas quanto possível, o mais rápido possível, e reduzir a pressão sobre o NHS.
Como estratégia do considerado "o maior plano de vacinação da história", cartas foram enviadas aos britânicos com 70 anos ou mais e aos que têm comorbidades, convidando-os a tomar suas vacinas nos próximos dias, quando começa a vacinação do grupo prioritário 2.
Três vacinas em uso
O imunizante da Moderna foi a terceira vacina covid liberada para uso emergencial no Reino Unido, no dia 08 passado.
A primeira a ser liberada, no início de dezembro passado, foi a da Pfizer-BioNTech e a segunda foi a de Oxford-AstraZeneca.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícias Relacionadas
- Covid-19: Reino Unido entra para o grupo de países com mais de 1 milhão de casos
- Covid-19: Reino Unido aprova vacina Oxford-AstraZeneca
- Covid-19: Reino Unido assina acordo para mais 2 milhões de vacinas; total de doses já passa de 350 milhões
- Covid-19: Reino Unido proíbe entrada de passageiros da América do Sul devido a nova cepa descoberta no Brasil
Fontes
- Moderna vaccine becomes third COVID-19 vaccine approved by UK regulator, UK Government, 08 de janeiro de 2021.
- Coronavírus United Kingdom, Worldometer, 19 de janeiro de 2021, 22:31 GMT.
- Daily update, UK Government, 19 de janeiro de 2021.
- More than 4 million people receive first dose of COVID-19 vaccine in UK , UK Government, 19 de janeiro de 2021.
Nota: a não ser quando expresso em contrário, o Governo do Reino Unido (Gov. UK) licencia seus dados de acordo com a Open Government Licence, que permite "copiar, publicar, distribuir, transmitir e adaptar as informações, comercialmente e não-comercialmente", mediante "reconhecimento da fonte das informações".
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|