Covid-19: OMS quer que todos os imunizados com vacinas aprovadas tenham liberdade de viajar

Fonte: Wikinotícias

1 de julho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) e os demais entes que formam a iniciativa Covax emitiram uma Declaração Conjunta hoje pedindo que todos os viajantes imunizados com uma das vacinas autorizadas pela Organização tenham liberdade de entrar e sair de qualquer país. Na União Europeia, por exemplo, o chamado Certificado Verde só é concedido para imunizados com vacinas liberadas pelo bloco, o que exclui, entre outras, a CoronaVac, que, no entanto, tem aval da OMS.

"Exortamos todos os governos a reconhecer como totalmente vacinadas todas as pessoas que receberam vacinas contra covid-19 que foram consideradas seguras e eficazes no mundo, tanto pela OMS como por outras 11 Autoridades Reguladoras Rigorosas (Stringent Regulatory Authorities - SRAs)", diz a Declaração.

A Organização chamou atenção para o fato de que liberar vistos de viagens e entradas em eventos apenas para imunizados com um subgrupo de vacinas levará a uma "ampliação da divisão global de vacinas e à exacerbação das desigualdades que se vê na distribuição dos imunizantes, o que terá impacto ainda mais negativo no crescimento das economias que já estão sofrendo".

A OMS também apontou que esta medida mina ainda mais a confiança nas vacinas, fazendo com que milhões de pessoas deixem de se imunizar. "Em um momento em que o mundo está tentando retomar as atividades comerciais e as viagens, isso não é efetivo, tanto em espírito quanto em resultados", diz a Declaração.

Notícias Relacionadas

Fonte