Covid-19: Fiocruz alerta que coronavírus atinge cada vez mais jovens no Brasil

Fonte: Wikinotícias

28 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No que chamou de "rejuvenescimento da pandemia", a Fiocruz alertou, na sexta-feira passada, em seu último Boletim Observatório Fiocruz Covid-19, que a pandemia vem ganhando novos contornos no Brasil, afetando pessoas mais jovens, entre os 30 e 59 anos de idade.

Segundo a Fundação, desde o início de janeiro até o dia 13 de março passado, respectivamente, na faixa etária dos 30 aos 39 anos os casos cresceram 565%; entre os 40 e 49, 626%; e entre os 50 e 59, 525%.

Ontem, num vídeo divulgado no Twitter da Fiocruz, Raphael Guimarães, pesquisador do Observatório, disse que a dificuldade de aderir às medidas de distanciamento social é a principal causa do aumento das contaminações entre os jovens (assista aqui).

Lockdown

Os especialistas que elaboraram o Boletim defendem que para conter a transmissão e o crescimento dos casos são necessárias medidas como o bloqueio ou lockdown (pé no freio). Eles também enfatizaram a necessidade de ampliar a oferta de leitos nos hospitais e prevenir o desabastecimento de medicamentos e insumos, como oxigênio medicinal e anestésicos.

"Estas medidas deverão ser combinadas em diferentes momentos e a depender da evolução da pandemia no país até que se tenha 70% da população vacinada", diz o texto divulgado pela Fiocruz.

Notícias Relacionadas

Fontes