Covid-19: Brasil ultrapassa Alemanha e assume 7º lugar no ranking do número absoluto de doses de vacinas aplicadas

Fonte: Wikinotícias

5 de fevereiro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Doses de vacinas covid aplicadas até 04 fev 2021

Segundo dados do Our World In Data, o Brasil ultrapassou ontem (04) a Alemanha no ranking do número absoluto de doses de vacinas covid-19 aplicadas, passando da 8ª posição para a 7ª posição. Os países têm agora, respectivamente 3,07 milhões e 2,99 milhões de doses injetadas. No dia 03 eram 2,52 milhões e 2,87 milhões respectivamente.

Segundo o G1, que faz um levantamento diário junto às Secretarias Estaduais da Saúde através do Consórcio dos Veículos e Imprensa, o número é um pouco inferior e o Brasil já vacinou 3.043.108 pessoas com ao menos uma dose de uma das vacinas covid liberadas no país: a CoronaVac e a ChAdOx1.

Os cinco países com mais doses aplicadas de acordo com o Our World são os Estados Unidos (35,2 milhões); China (31,2); Reino Unido (10,99); Israel (5,39) e Índia (4,96).

Em termos relativos à população (porcentagem), o ranking é liderado por Israel, que já vacinou 38% dos habitantes com ao menos uma dose de uma vacina covid-19. Em segundo lugar vêm os Emirados Árabes Unidos, que vacinaram 36%, e em terceiro, o Reino Unido, que vacinou 15% dos britânicos.

No dia 27 passado, o Brasil estava em 12º lugar no ranking de doses aplicadas, tendo passado para a 10ª posição no dia seguinte, 28 de janeiro.


Um longo caminho a percorrer para a imunização completa

Tanto o mundo, como o Brasil, ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar a imunidade de rebanho, que, segundo a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne, só será alcançada quando ao menos 70% da população do planeta estiver vacinada. No momento, o maior entrave para a imunização numa escala maior é a falta de vacinas, além de todas ainda estarem em fase de testes, estando liberadas apenas para uso emergencial - o que também impede que elas sejam produzidas em quantidades maiores.

Já o Brasil conta com outro problema a mais: a falta de coordenação entre os governos federal, estaduais e municipais.

Mesmo com um programa estabelecido e reconhecido há anos por sua eficácia, o Plano Nacional de Vacinação (PNI), o Brasil não conseguiu acelerar a aplicação das cerca de 9 milhões de doses das vacinas covid-19 disponíveis. Segundo o painel Localiza SUS, o Ministério da Saúde já distribuiu 8,9 milhões de vacinas desde o dia 18 passado, o que indica que pouco mais de 34% disto foi efetivamente aplicada.

O assunto foi abordado no Fantástico de 24 de janeiro. Ao programa o médico sanitarista Gonzalo Vecina disse: "o Brasil já conseguiu vacinar num sábado 10 milhões de crianças. Todos os anos, em março, abril e maio, vacinamos 80 milhões de pessoas contra a gripe. Nós sabemos vacinar (...) mas para isto precisa ter esclarecimento" - numa referência à falta de coordenação para que as vacinas cheguem a seu destino final: o braço dos brasileiros.

Se tivesse aplicado as 8,9 milhões de doses, o Brasil estaria hoje em 4º lugar no ranking do número absoluto, imediatamente à frente de Israel.

Notícia Relacionada

Fontes