Covid-19: Brasil tem apenas um estado com ocupação de mais de 80% dos leitos de UTI

Fonte: Wikinotícias

9 de setembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

De acordo com o Boletim Observatório Covid-19 Fiocruz divulgado ontem, o Brasil tem apenas um estado com ocupação de mais de 80% dos leitos de UTI para doentes de covid: Roraima, com 82%. A maioria dos estados está fora da zona de alerta, com ocupação abaixo de 60%. "Mais de 90% das unidades da Federação e 85% das capitais estão fora da zona de alerta (taxas <60%)", enfatizaram os pesquisadores no documento.

O Boletim é atualizado semanalmente - esse se refere à Semana Epidemiológica (SE) de 29 de agosto a 4 de setembro - e ainda traz o dado de que houve diminuição no número de óbitos a uma taxa diária de 1,3%, o que corresponde a um total médio de 680 óbitos ao dia, e que a média diária de casos teve redução de 1,9% ao dia.

Taxas de ocupação

A maior taxa de ocupação de leitos de UTI atualmente está em Roraima, com 82%, e apenas outro estado, o Rio de Janeiro, tem ocupação superior a 60%. Entre 30 e 59% estão Goiás, Rondônia, Pernambuco, Espírito Santo, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal.

Com ocupação abaixo de 30% estão Acre (que tem a menor ocupação, de 7%), Amapá, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais.

Entre as capitais, Rio de Janeiro (94%) e Boa Vista (82%) são as com os maiores índices, permanecendo na zona de alerta crítico.

Vacinação

Os pesquisadores atribuíram a constante queda nos casos - e, com isto, a queda na ocupação de leitos clínicos e de UTI - à campanha de vacinação contra a doença. "A redução simultânea e proporcional desses indicadores demonstra que a campanha de vacinação está atingindo o objetivo de proteger a população do impacto da doença", enfatizaram.

Os estudioso também defendem o início da vacinação de jovens entre 12 e 18 anos o mais breve possível.

Entre os países com mais casos acumulados de covid, o Brasil é o que mais vacinou, segundo dados do Our World In Data atualizados até ontem.

País Total de casos % da população vacinada com ao menos uma dose
Estados Unidos ~41,4 milhões 62%
Índia ~33,2 milhões 39%
Brasil ~20,9 mihões 65%

Notícias Relacionadas

Fontes