Covid-19: Brasil sobe para 10º lugar no ranking do número absoluto de vacinas aplicadas

Fonte: Wikinotícias

28 de janeiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Doses de vacinas covid-19 aplicadas até 28 jan 2021

Segundo o Our World In Data, da Universidade de Oxford, o Brasil passou hoje a ocupar o 10º lugar no ranking de doses de vacinas covid-19 aplicadas. Ontem o país estava em 12º lugar, imediatamente atrás da Espanha e da França, países que ultrapassou nas últimas 24 horas.

Segundo o website, o país latino já aplicou 1,45 milhões de doses de imunizantes. Ontem, eram 1,13 milhões de doses.

Em 1º lugar no ranking em número absoluto continuam os Estados Unidos, que já aplicou 24,65 milhões de vacinas.

Em números relativos, Israel lidera o ranking, tendo vacinado 50,22% de sua população, deixando o Brasil bem para trás, com 0,68% de sua população vacinada.

Um longo caminho a percorrer para a imunização completa

Tanto o mundo, como o Brasil, ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar a imunidade de rebanho, que, segundo a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne, só será alcançada quando ao menos 70% da população do planeta estiver vacinada. No momento, o maior entrave para a imunização numa escala maior é a falta de vacinas, além de todas ainda estarem em fase de testes, estando liberadas apenas para uso emergencial - o que também impede que elas sejam produzidas em quantidades maiores.

Já o Brasil conta com outro problema a mais: a falta de coordenação entre os governos federal, estaduais e municipais.

Mesmo com um programa estabelecido e reconhecido há anos por sua eficácia, o Plano Nacional de Vacinação (PNI), o Brasil não conseguiu acelerar a aplicação das cerca de 8 milhões de doses das vacinas covid-19 disponíveis – 6 milhões da CoronaVac e 2 milhões da ChAdOx1. Segundo o painel Localiza SUS, o Ministério da Saúde já distribuiu 7.333.818 de vacinas, mas apenas 33,4% destas já chegaram aos municípios. As primeiras 4 milhões de doses da CoronaVac foram distribuídas aos estados ainda no início da semana passada, há mais de 10 dias, portanto.

O assunto foi abordado no Fantástico de domingo passado. Ao programa o médico sanitarista Gonzalo Vecina disse: "o Brasil já conseguiu vacinar num sábado 10 milhões de crianças. Todos os anos, em março, abril e maio, vacinamos 80 milhões de pessoas contra a gripe. Nós sabemos vacinar (...) mas para isto precisa ter esclarecimento" - numa referência à falta de coordenação para que as vacinas cheguem a seu destino final: o braço dos brasileiros.

Notícia Relacionada

Fontes