Covid-19: Brasil fecha o mês de abril com número recorde de mortes e a previsão de menos vacinas

Fonte: Wikinotícias

30 de abril de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Brasil fecha abril como o mês mais letal da pandemia no país, tendo sido registradas 82.266 mortes por covid-19 nos últimos 30 dias. Somente nas últimas 24 horas foram registrados 2.595 novos óbitos e 68.333 novos casos, fazendo os acumulados, respectivamente, chegar a 403.781 e 14.659.011, reporta o Conass, Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

Ao mesmo tempo em que a covid não dá trégua ao país latino, a previsão é de que menos vacinas estejam disponíveis em maio. A Fiocruz reportou que vai entregar 21,5 milhões de doses da ChAdOx1 e outras 4 milhões da mesma vacina virão através da iniciativa Covax Facility, da OMS, mas o Instituto Butantan não anunciou quantas doses da CoronaVac pretende produzir.

O Ministério da Saúde comunicou que haverá um total de 34,4 milhões de doses de vacinas à disposição em maio - o que dará para vacinar 17 milhões de brasileiros, já que todas precisam ser aplicadas em duas doses para que o plano vacinal fique completo.

Inicialmente a previsão é de houvesse 46 milhões de doses disponíveis, reporta o Jornal Nacional.

Novo grupo-alvo

Após a vacinação dos idosos, o PNI Covid-19 (Plano Nacional de Vacinação) passa para uma nova fase já esta semana, com foco nas pessoas com doenças pré-existentes, como problemas cardíacos e do pulmão, hipertensão arterial e diabetes, condições que podem oferecer risco de agravamento da doença.

Notícia Relacionada

Fontes