Covid-19: Argentina e México, em parceria, já produzem e vendem a vacina da AstraZeneca na América Latina

Fonte: Wikinotícias

2 de janeiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) comemorou a inclusão, no dia 23 passado, da vacina da AstraZeneca contra covid-19 produzida conjuntamente na Argentina e no México na lista para uso emergencial da OMS.

O imunizante, que já está em uso em alguns países da América Latina e do Caribe, é o primeiro produzido na região a ser incluído na lista e é fabricado pela Argentina mAbxience, que reproduz o ingrediente farmacêutico ativo, e pelo México Laboratorios Liomont, que mistura e finaliza o produto.

Desigualdade

Em seu comunicado, a OPAS também alertou que a desigualdade de acesso às vacinas contra covid-19 continua a “dividir a região”, enfatizando que vários países estão longe de atingir a meta da OMS, que era a de vacinar 40% de sua população até o final de 2021. Carissa F. Etienne, diretora da Organização, enfatizou que aumentar a produção de medicamentos essenciais é importante para que região possa contribuir significativamente para enfrentar as desigualdades que vimos até agora.

Em dados do Our World in Data, o Chile já vacinou 86,03% de sua população com duas doses de uma vacina, sendo o 1º país no ranking, enquanto o último é Haiti, onde apenas 0,64% das pessoas estão imunizadas.

No Brasil, esta taxa atinge 67,03%.

Notícias Relacionadas

Fontes