Ir para o conteúdo

Cortes no financiamento feitos por Trump podem levar uma criança à morte a cada 40 segundos

De Wikinotícias

18 de janeiro de 2026

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Dados da Oxfam indicam que cortes drásticos na ajuda humanitária para organizações globais feitos por Donald Trump poderão levar uma criança à morte a cada 40 segundos até 2030, o que equivale a aproximadamente 700 mil mortes infantis adicionais por ano. Segundo a Organização, podem ter ocorrido já em 2025 cerca de 200 mil morte a mais de crianças pequenas.

“Não temos palavras para descrever a profundidade do sofrimento que testemunhamos depois que o presidente Trump destruiu a assistência humanitária dos Estados Unidos e todo o sistema global de ajuda. Estamos vendo anos de progresso se desfazerem e mais crianças sofrerem e morrerem de causas evitáveis ​​por causa desses cortes”, disse Abby Maxman, presidente e CEO da Oxfam America.

Trump anunciou meses atrás cortes em programas apoiados pela USAID e na semana passada o corte de bilhões para outras 66 organizações e projetos, inclusive a ONU Mulheres, que Marco Rubio disse "ser incapaz de definir sequer o que é uma mulher". Trump defendeu publicamente diversas vezes a separação entre mulheres nascidas biologicamente mulheres e mulheres transexuais em diversos setores, inclusive nos esportes.

Segundo o Departamento de Estado dos Estados Unidos, os cortes recentes foram de "organizações internacionais dispendiosas, ineficazes e prejudiciais" aos Estados Unidos, muitas das quais teriam sido "capturadas pelos interesses de atores que promovem as suas próprias agendas contrárias às nossas, ou que representam uma ameaça à soberania, às liberdades e à prosperidade geral da nossa nação".