Coreia do Sul e EUA marcam novos exercícios militares conjuntos

Fonte: Wikinotícias

Coreia do Sul • 24 de fevereiro de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciam segunda-feira (2) duas de suas maiores manobras militares conjuntas anuais, denominadas Foal Eagle e Key Resolve, informaram hoje (24) as forças norte-americanas em Seul. O Key Resolve, que será desenvolvido entre 2 e 13 de março, é um exercício de simulações para “dar resposta a qualquer evento na península coreana”, informaram as forças norte-americanas, referindo-se a uma possível instabilidade provocada pelo regime norte-coreano.

O Foal Eagle vai ocorrer durante quase dois meses, até 24 de abril, e inclui vários exercícios pelas forças conjuntas de Seul e Washington. As forças norte-americanas na Coreia do Sul disseram, em comunicado, que informaram ao regime de Pyongyang (a capital) as datas e a “natureza não provocadora” das manobras militares, que serão feitas em território sul-coreano.

Especialistas antecipam uma resposta da Coreia do Norte, que todo ano protesta contra os dois exercícios dos aliados. Os Estados Unidos mantêm 28,5 mil militares na Coreia do Sul, país que se comprometeu a defender em caso de conflito com a Coreia do Norte. As duas coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito de 1950 a 1953 terminou com a assinatura de um armistício (suspensão das hostilidades, sem por fim ao conflito) e não de um tratado de paz.

Fontes