Coreia do Norte afirma estar em estado de guerra com Coreia do Sul

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


31 de março de 2013

Brasil — A Coreia do Norte declarou estar em estado de guerra com a vizinha Coreia do Sul. O governo norte-coreano também disse que está pronto para atacar bases dos Estados Unidos no Havaí e outras bases no pacífico.

O anúncio foi feito durante um programa transmitido pela TV norte-coreana. O apresentador do programa disse que “A partir de agora, as relações entre o norte e o sul entram em estado de guerra. A situação que não era nem de paz, nem de guerra na península coreana chegou ao fim".

No entanto, a Coreia do Sul não detectou movimentos militares da Coreia do Norte. Mas disse que está em vigilância e declarou as ameaças como "inaceitáveis".

A tensão entre os dois países aumentou após a Coreia do Norte realizar o terceiro teste nuclear em fevereiro de 2013. O teste nuclear foi amplamente criticado por líderes mundiais.

Em março os Estados Unidos realizaram exercícios militares na Coreia do Sul. O secretário de estado norte-americano Chuck Hagel declarou que os exercícios militares eram rotineiros e não se tratava de uma ameaça à Coreia do Norte. Os americanos possuem 28.500 soldados na Coreia do Sul para atuarem em caso de ataques da Coreia do Norte.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati