Coreia do Norte afirma estar em estado de guerra com Coreia do Sul
Brasil • 31 de março de 2013
A Coreia do Norte declarou estar em estado de guerra com a vizinha Coreia do Sul. O governo norte-coreano também disse que está pronto para atacar bases dos Estados Unidos no Havaí e outras bases no pacífico.
O anúncio foi feito durante um programa transmitido pela TV norte-coreana. O apresentador do programa disse que “A partir de agora, as relações entre o norte e o sul entram em estado de guerra. A situação que não era nem de paz, nem de guerra na península coreana chegou ao fim".
No entanto, a Coreia do Sul não detectou movimentos militares da Coreia do Norte. Mas disse que está em vigilância e declarou as ameaças como "inaceitáveis".
A tensão entre os dois países aumentou após a Coreia do Norte realizar o terceiro teste nuclear em fevereiro de 2013. O teste nuclear foi amplamente criticado por líderes mundiais.
Em março os Estados Unidos realizaram exercícios militares na Coreia do Sul. O secretário de estado norte-americano Chuck Hagel declarou que os exercícios militares eram rotineiros e não se tratava de uma ameaça à Coreia do Norte. Os americanos possuem 28.500 soldados na Coreia do Sul para atuarem em caso de ataques da Coreia do Norte.
Fontes
- ((pt)) Coreia do Norte anuncia 'estado de guerra' com Sul [inativa] — Veja, 29 de março de 2013. Página visitada em 31 de março de 2013
. Arquivada em 2 de abril de 2013 - ((pt)) Coreia do Norte se diz em estado de guerra com a do Sul — Jornal Nacional, 30 de março de 2013
- ((pt)) Apesar de ameaças, Coreia do Sul não detecta movimentos no norte — Uol, 30 de março de 2013
Esta página está arquivada e não é mais editável. |