Contrariando deputado do LREM, Pompili não foi a primeira Ministra da Ecologia francesa

Fonte: Wikinotícias

25 de junho de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Éric Alauzet em 2017
Barbara Pompili em 2014

Éric Alauzet é deputado do Em Marcha! (LREM) na Assembleia Nacional e também candidato à prefeitura de Besançon. Ele ficou em terceiro lugar na noite do primeiro turno, com 18,9% dos votos atrás da candidata de esquerda Anne Vignot (31,2%) e Ludovic Fagaut (23,6%), candidato do Republicanos.

Para relançar sua campanha três dias antes das eleições, ele publicou no Twitter um vídeo em apoio a Barbara Pompili; ele escreve o seguinte:

“Barbara Pompili foi a 1ª Ministra da Ecologia na França!
Este apoio em nossa campanha, ao nosso projeto em Besançon, foi recebido com grande prazer por nossa equipe. Mais uma vez obrigado a ela!”

"Barbara Pompili foi a 1ª Ministra da Ecologia na França": informação falsa

A resposta é bem simples; Barbara Pompili nunca ocupou o cargo de Ministra da Ecologia. Em 2016, foi nomeada "Secretária de Estado da Biodiversidade" de Ségolène Royal, que era Ministra do Meio Ambiente, Energia e Mar. Foi, no entanto, a primeira a receber esse título de "biodiversidade".

Na França, a primeira pessoa nomeada "Ministra da Ecologia" foi Roselyne Bachelot-Narquin em 2002, mas o primeiro Ministro do Meio Ambiente data de 1971; foi Robert Poujade, ministro de Assuntos Culturais e Meio Ambiente do governo de Jacques Chaban-Delmas, que morreu há dois meses.

O primeiro Ministro da Ecologia no mundo foi o britânico Peter Walker em 1970, um ano antes de seu colega francês. Peter Walker morreu em 23 de junho de 2010, há 10 anos.

Fontes