Conquista da Ucrânia é 'apenas o começo' para Putin, afirma chanceler alemão
8 de setembro de 2025
Nessa segunda (8), a vitória sobre a Ucrânia seria "apenas o começo" para a Rússia de Vladimir Putin, cujas ações híbridas contra a Alemanha estão se tornando "cada vez mais intensos e agressivos", declarou o chanceler alemão, Friedrich Merz.
Esse alerta surge em um momento em que Merz prioriza o rearmamento da Europa para que o continente possa lidar com a ameaça russa, além de se ajustar à retirada americana desde a eleição de Donald Trump.
"Tudo indica que o plano imperialista [do presidente russo Vladimir] Putin não terminaria com a conquista da Ucrânia, mas seria apenas o começo", afirmou durante a conferência anual dos embaixadores alemães.
A Alemanha está testemunhando "diariamente ataques híbridos da Rússia cada vez mais intensos e agressivos", com foco particular em suas "infraestruturas", acusou Merz.
Esse alerta ocorre em um momento em que o líder do governo alemão priorizou o rearmamento da Europa para que o continente possa lidar com a ameaça do país comandado pelo presidente Vladimir Putin.
O chanceler também declarou que a Alemanha está vigilante em relação às "provocações" de Moscou "no mar do Norte e no Báltico", e disse que "já começou um novo conflito sistémico entre as democracias liberais e um eixo de autocracias".
"O que chamávamos de ordem mundial liberal está agora sob pressão de vários lados", acrescentou Merz, também apontando o dedo para a China, a qual acusou de estar junto com a Rússia em uma "tentar garantir esferas de influência na Europa".
As declarações críticas de Merz ocorreram após a Rússia ter realizado o maior ataque aéreo contra a Ucrânia desde o início do conflito, no último fim de semana. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou a possibilidade de aplicar novas sanções a Moscou e planeja conversar com Putin por telefone nos "próximos dias".
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Conquista da Ucrânia é 'apenas o começo' para Putin, afirma chanceler alemão — Universo Online, 8 de setembro de 2025
- ((pt)) Merz afirma que vitória da Rússia na guerra seria "apenas o começo" — RTP, 8 de setembro de 2025


