Congressistas dos EUA aprovam lei que permite Porto Rico escolher status territorial

Fonte: Wikinotícias

16 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um projeto de lei que permite ao território norte-americano de Porto Rico determinar seu próprio status territorial por meio de um referendo foi aprovado pela Câmara dos Representantes dos EUA no dia 15.

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou o projeto de lei com 233 votos a favor e 191 contra.

Como resultado, os porto-riquenhos votam para escolher uma das três opções: independência total dos Estados Unidos, um território autônomo conectado aos Estados Unidos ou torna-se o 51º estado dos Estados Unidos.

O líder democrata da Câmara, Steny Hoyer, disse que por muito tempo os porto-riquenhos foram afastados da plena promessa de democracia e independência política.

O governador de Porto Rico, Pedro Pierluisi, que visitou Washington DC para a votação, descreveu-o como um "dia histórico" depois que o projeto foi aprovado.

Ele também apontou que os 3,2 milhões de pessoas de Porto Rico não tinham igualdade, não votavam nas eleições gerais e careciam de representação justa no governo federal.

"Tentar descolonizar Porto Rico é uma questão de direitos civis", disse ele.

O projeto de lei, que foi aprovado na Câmara dos Deputados, deve ser enviado ao Senado para votação, mas a expectativa é que seja improvável que seja aprovado no Senado.

Porto Rico, uma ilha localizada no Caribe, foi incorporada como território dos Estados Unidos em 1898 e tornou-se formalmente um território dos Estados Unidos em 1952.

Um território dos EUA não é um estado oficial.

Fontes[editar | editar código-fonte]