Confrontos na fronteira militar indiana-chinesa

Fonte: Wikinotícias

14 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Foi confirmado tardiamente que forças indianas e chinesas se enfrentaram na semana passada na fronteira nordeste do Himalaia.

O ministro da Defesa da Índia, Rajinat Singh, falou ontem (13) sobre os confrontos perto do estado de Arunachal Pradesh, no nordeste do Himalaia, na Índia, dizendo: “Soldados militares chineses cruzaram a linha de controle de facto no setor de Tawang e tentaram unilateralmente mudar o status quo”, disse.

"Nossas forças permaneceram firmes contra as tentativas chinesas", disse Singh.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse em um briefing regular naquele dia que a situação na fronteira Índia-China era "geralmente estável" e esperava que "a Índia implementasse seriamente o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países".

O confronto é considerado o primeiro desde que os dois países se envolveram em combate corpo a corpo em junho de 2020 no vale Ladakh Galwan, que faz fronteira com o planalto tibetano controlado pelos chineses.

A China chama aproximadamente 90.000 quilômetros quadrados do estado de Arunachal Pradesh de Jjangnan e reivindica a soberania sobre esta área, que é efetivamente controlada pela Índia.

Fontes[editar | editar código-fonte]