Condições meteorológicas não têm interferência positiva sobre a pandemia de covid-19, alerta OMM

Fonte: Wikinotícias

20 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A OMM (World Meteorological Organization - WMO) alertou num relatório preliminar dias atrás que condições meteorológicas e climáticas não devem ser usadas como parâmetro para o relaxamento das medidas de controle da pandemia de covid-19.

O parecer foi dado por membros de um painel formado por 16 especialistas de diversas áreas, como Geografia, Medicina e Saúde Pública, que concluíram que a dinâmica de transmissão da covid-19 parece ter sido influenciada, principalmente, por intervenções governamentais, como a adoção de regras que obriguem ao uso de máscaras e as restrições a viagens, invés de fatores ligados à meteorologia ou ao clima.

A OMM fez questão de alertar que a chegada da primavera - e a consequente alta das temperaturas - no Hemisfério Norte não deve ser usada como um gatilho para relaxar as medidas de contenção do vírus Sars-Cov-2. O Dr. Ben Zaitchik, do Departamento de Ciências da Terra e Planetárias da Universidade Johns Hopkins, Baltimore, Estados Unidos, disse que “vimos ondas de infecção aumentarem em estações e regiões quentes no primeiro ano da pandemia e não há evidências de que isso não possa acontecer novamente no ano seguinte”.

Fonte