Completa-se os 50 anos do início da Guerra dos Seis Dias

Fonte: Wikinotícias
Soldados israelenses na península do Sinai.
Imagem: רפי רוגל.

5 de junho de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O 5 de junho completa-se os 50 anos do início da Guerra dos Seis Dias que continua marcado o contexto geopolítico do Oriente Médio até hoje em dia. A Operação Foco por parte de Israel em 5 de junho foi o ato que oficialmente deu lugar à breve guerra.

Havia numerosas razões para o início da Guerra dos Seis Dias, mas aqueles que consideravam mais imediato são a concentração de militares, a consequente expulsão da Força de Emergência das Nações Unidas e o fechamento pelo Egito do Estreito de Tiran a navios mercantes israelenses, cortando assim o acesso ao porto israelense de Eilat e fechando a principal oferta de petróleo israelense do Irã.

Vista do muro entre Israel e Cisjordânia.
Imagem: Diego Delso.

Israel a vista desta, deu início à operação Foco na qual destruiu a maior parte da frota aérea egípcia. Israel conseguiu nos 6 dias de guerra, vencer muito surpreendentemente os países beligerantes superior a ele.

Israel anexou como resultado da guerra da Faixa de Gaza, a Península do Sinai (que foi devolvida ao Egito com o tratado de paz israelo-egípcio de 1979), Cisjordânia e as Colinas de Golã. Suas conseqüências têm perdurado até hoje com a ocupação dos territórios palestinos e o estabelecimento de colônias por parte de Israel em nesses territórios. A questão palestina tem sido objeto de numerosas negociações infrutíferas até hoje em dia.

Fontes