Comissão pede que PGR apure se Guedes cometeu crime de responsabilidade

Fonte: Wikinotícias

7 de julho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6) requerimento do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) que prevê o envio de ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que seja apurado eventual cometimento de crime de responsabilidade pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, por faltar a convocação para explicar supostas distorções bilionárias na Previdência de servidores civis e militares.

Caberá à procuradoria apurar a conduta e, se achar pertinente, fazer a denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Constituição determina que configura crime de responsabilidade o não comparecimento por ministros convocados pelas comissões da Câmara e do Senado sem justificativa adequada.

Em nota, o ministério negou que Guedes tenha cometido crime e disse que os deputados foram avisados previamente. "Inexiste, portanto, qualquer possibilidade de haver crime de responsabilidade no caso, porque a ausência do ministro estava devida e previamente justificada."

O ministro foi convocado a comparecer à comissão no último dia 30, mas justificou que não poderia ir porque, naquele dia, o Tribunal de Contas da União (TCU) julgaria os dados da Presidência. Por considerarem a justificativa inapropriada, os deputados do colegiado aprovaram o requerimento, a fim de que a PGR apure o caso.

O ministro deve comparecer nesta quarta-feira (7) à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para explicar as possíveis distorções nos dados previdenciários. A audiência foi proposta pelo deputado Leo de Brito (PT-AC) e apoiada por Elias Vaz (PSB-GO), Padre João (PT-MG), Vanderlei Macris e Kim Kataguiri (DEM-SP).

Fontes