Comissão de Relações Exteriores do Senado condena conflito na Ucrânia

Fonte: Wikinotícias
Senadora Kátia Abreu

25 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em nota oficial, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) cobrou nesta quinta-feira (24) um posicionamento do Brasil pelo fim das hostilidades na Ucrânia. A nota classifica o conflito como “fato de extrema gravidade” que atenta contra a soberania de um país soberano.

O texto, assinado pela senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente do colegiado, avalia que as ações militares da Rússia violam “princípios fundamentais da Carta da ONU e do direito internacional” e põem em risco a vida de cidadãos inocentes. Segundo a parlamentar, o Brasil, especialmente pela sua representação no Conselho de Segurança das Nações Unidas, deve buscar a cessação dos ataques e a resolução pacífica do conflito.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, manifestou preocupação com a invasão da Ucrânia pela Rússia e alertou para os “impactos político, econômico e social.” Integrante da Comissão de Relações Exteriores, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), condenou a ação militar russa. Ao cobrar uma solução diplomática, Chico Rodrigues (DEM-RR) e Jaques Wagner (PT-BA) temem uma ampliação do conflito. A presidente da Comissão das Relações Exteriores, Kátia Abreu (PP-TO), declarou que a invasão russa “atenta contra a soberania de um país e coloca em risco a vida de cidadãos inocentes”.

Fontes