Comandante da 7ª Frota dos EUA diz que China tem capacidade de bloquear Taiwan

20 de setembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As forças chinesas têm capacidade para bloquear Taiwan, disse Carl Thomas, comandante da 7ª Frota dos EUA.

Em entrevista ao Wall Street Journal (WSJ) no dia 19, o Comandante Thomas fez esta afirmação, salientando que a dimensão da marinha chinesa é a que mais cresce no mundo.

"A China tem uma marinha muito grande e, se enviarem navios para ameaçar Taiwan, podem fazê-lo", disse o comandante Thomas.

A China realizou exercícios militares no mês passado para mostrar suas capacidades de contenção contra Taiwan, que considera seu território.

O exercício, em resposta à visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan no início de agosto, foi realizado em seis locais, cercando efetivamente Taiwan.

Em meio a isso, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse repetidamente em uma entrevista à CBS dos EUA transmitida no dia 18, que os militares dos EUA defenderiam Taiwan se a China invadir o território.

Enquanto isso, o Ministério das Relações Exteriores da China disse que expressou uma "postura severa" em relação as declarações do presidente Biden.

"A China tem o direito de tomar todas as medidas necessárias em resposta às atividades que dividem o país", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Maoning, em um briefing no dia 19.

Fontes