Cinquenta mil venezuelanos já foram interiorizados no Brasil

Fonte: Wikinotícias

23 de abril de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Desde 2018, 670 cidades de todos os estados receberam venezuelanos internalizados no Brasil. Evento realizado pelo Ministério do Cidadão (MC) na última quarta-feira, 20 de abril, destacou as marcas das 50 mil pessoas que vivem no interior por meio de operações de ajuda humanitária realizadas pelos governos municipal, estadual e federal.

A estratégia de internalização "Welcome Action" coordenada pelo governo brasileiro tem sido apoiada pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e outras agências da ONU e entidades de apoio à sociedade civil. Estiveram presentes representantes dessas entidades, bem como o Ministro de Estado e os venezuelanos.

A cerimônia destacou a missão do Brasil como um dos países mais acolhedores para pessoas de todas as partes. Por causa das crises econômicas, políticas e sociais que enfrentam os países vizinhos, milhares de venezuelanos entraram em território nacional. Dados do governo federal mostram que há 260.000 imigrantes venezuelanos vivendo no país, e um em cada cinco venezuelanos recebeu algum tipo de apoio para a ação de boas-vindas.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 5 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar a Venezuela em busca de melhores condições de vida nos últimos anos. O Brasil é o quinto destino mais procurado. Desde o início do deslocamento, cerca de 260.000 refugiados e migrantes venezuelanos entraram e permaneceram no país.

A Federação Nacional de Municípios (CNM) desenvolveu uma série de projetos em cooperação com entidades e governos para ajudar imigrantes, incluindo refugiados venezuelanos, por meio da Interiorização + Humana e da Operação Acolhida. A Federação está comprometida com o tema e incentiva os gestores municipais a se associarem à hospedagem de vizinhos sul-americanos e auxiliá-los no processo.

Em 2019, a entidade recebeu dois imigrantes venezuelanos como funcionários de Brasília. Entenda a estratégia.

Fonte