Cimeira especial da UE nos dias 30 e 31 para discutir o embargo ao petróleo russo

Fonte: Wikinotícias

30 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A cúpula especial da UE será realizada por dois dias a partir do dia 30, enquanto os embaixadores de 27 estados membros da UE continuam a discutir o embargo ao petróleo russo.

Rousseff Borrell, representante de alto escalão para assuntos estrangeiros e segurança da UE, disse em entrevista à mídia francesa 'France Infor' naquele dia: “Acho que poderemos apresentar um acordo com os chefes de Estado esta tarde”.

A Hungria se opõe ao embargo de petróleo russo, dizendo que é equivalente a lançar uma bomba nuclear no país.

Em particular, discussões recentes chegaram a um plano de compromisso de primeiro sancionar o abastecimento marítimo e tomar mais medidas sobre o petróleo recebido dos oleodutos.

A britânica ‘BBC’ informou que as discussões sobre questões técnicas foram retomadas, mas alguns diplomatas estão céticos sobre se um avanço será feito antes da cúpula especial da UE que será realizada no dia 30.

Em particular, no caso da Polônia, que está adotando uma linha dura entre os países membros, a discussão pode se intensificar, pois expressa frustração com o atraso na aprovação da sexta sanções contra a Rússia.

Fontes