Ir para o conteúdo

Cientistas testam tratamento universal contra a gripe com resultados promissores

De Wikinotícias

17 de setembro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Pesquisadores do The Jackson Laboratory (JAX), nos Estados Unidos, desenvolveram uma terapia experimental que demonstrou eficácia contra diversas cepas do vírus Influenza em testes com camundongos. O tratamento, baseado em uma combinação de anticorpos monoclonais, apresentou proteção duradoura e resistência a mutações virais, mesmo após exposições repetidas por mais de um mês.

De acordo com o estudo, publicado na revista Science Advances, a terapia alcançou taxas de sobrevivência de até 88% em infecções por cepas altamente patogênicas, como a gripe aviária H7N9. Em alguns casos, a aplicação até cinco dias após a infecção resultou em taxas de sobrevivência de 60%.

Além de reduzir a mortalidade, o tratamento diminuiu a carga viral nos pulmões e a gravidade dos sintomas. Os pesquisadores não observaram sinais de resistência viral ao coquetel de anticorpos durante os experimentos. O próximo passo será avaliar a segurança e a eficácia da terapia em seres humanos.

Fontes