Cientistas que descobriram a oscilação dos neutrinos recebem o Nobel de Física

Fonte: Wikinotícias

6 de outubro de 2015

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na terça-feira, a Real Academia Sueca de Ciências anunciou que os pesquisadores Takaaki Kajita (Japão) e Arthur B. McDonald (Canadá) são os vencedores do Prêmio Nobel de Física deste ano por sua descoberta de oscilação de neutrinos. De acordo com a Academia, esta descoberta "mudou a nossa compreensão do funcionamento mais profundas da matéria e pode ser crucial para a nossa visão do universo."

"Neutrinos são partículas subatômicas quase sem massa onipresente e raramente interagir com os outros. Por esta razão, eles são muito difíceis de estudar", disse BBC. Ao detectar a oscilação, os pesquisadores demonstraram "que estas partículas subatômicas têm massa." Depois de fótons, neutrinos são as partículas mais abundantes.

Nobel, Kajita e McDonald receberá oito milhões de coroas suecas. Nosso planeta é constantemente bombardeada por neutrinos, que são considerados "a maioria das partículas elementares indescritível da natureza", de acordo com El Mundo. Muitas destas partículas são formadas "a partir de reações entre a radiação cósmica e atmosfera da Terra." Outros são criados nas reacções nucleares do sol.

O trabalho dos dois cientistas conseguiu resolver um dos grandes mistérios de neutrinos: o teoricamente calculado o número de partículas é esperado para bombardear a Terra, cerca de dois terços não foram incluídos nas medições. O que eles descobriram foi que, na verdade, as partículas tinham mudado sua identidade. Eles devem ter massa. Suas obras poderia "ter aplicações práticas no desenvolvimento de fusão nuclear".

Notícia Relacionada

Fontes