Cientistas captam imagem de buraco negro no centro da Via Láctea

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

12 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Cientistas anunciaram hoje (12), durante um evento do ESO (Observatório Europeu do Sul), a primeira fotografia de um buraco negro no centro da nossa galáxia, a Via Láctea.

A imagem do buraco negro, batizado de Sagitário A*, foi obtida pelo grupo Cientistas do EHT (Event Horizon Telescope), formado por cientistas de diversos países.

“Ficamos impressionados em como o tamanho do anel [do buraco negro] está de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein”, disse o cientista Geoffrey Bower.

“Essas observações sem precedentes têm melhorado nossa compreensão sobre o que acontece no centro de nossa galáxia e oferece novos entendimentos de como estes buracos negros interagem com seus arredores”, acrescentou.

Fontes

  • ((pt-br)) Cientistas captam imagem mais nítida já feita de buraco negro na Via Láctea — www.uol.com.br. Página visitada em 12 de maio de 2022 <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3ACientistas+captam+imagem+de+buraco+negro+no+centro+da+Via+L%C3%A1ctea&rft.au=&rft.btitle=Cientistas+captam+imagem+mais+n%C3%ADtida+j%C3%A1+feita+de+buraco+negro+na+Via+L%C3%A1ctea&rft.date=Erro Lua em Módulo:ISO na linha 17: attempt to index local 'input' (a nil value).&rft.genre=unknown&rft.pub=www.uol.com.br&rft_id=https%3A%2F%2Fwww.uol.com.br%2Ftilt%2Fnoticias%2Fredacao%2F2022%2F05%2F12%2Fimagem-buraco-negro-via-lactea.htm&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988">