Ciclone tropical Ilsa alcança a categoria máxima e deve impactar a Austrália com ventos de 230km/h

Fonte: Wikinotícias

12 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Áreas australianas que sofrerão os maiores impactos do Ilsa

O ciclone tropical Ilsa, que deve tocar terra perto de Eighty Mile Beach, Kimberley, na costa noroeste da Austrália Ocidental, está agora classificado como um furacão C5, a maior existente, com ventos sustentados de 230 a 240km/h e rajadas que podem se aproximar de 300km/h. "É um sistema perigoso", avisa o JTWC, enquanto o governo da Austrália Ocidental emitiu alerta vermelho para as áreas mais a norte que serão afetadas.

Segundo o BOM (Bureau of Meteorology) em seu aviso 35, o sistema "cruzará a costa entre Port Hedland e Wallal Downs no final da noite ou bem cedo na manhã de sexta-feira". Alertas, entre vermelho e azul, foram emitidos para as localidades de Bidyadanga a Whim Creek, incluindo Port Hedland, estendendo-se para o interior, para Kumawarritji, incluindo Nullagine, Marble Bar, Parnngurr e Telfer.

Ilsa, chamado furacão no Estados Unidos e tufão na Ásia, é o 6º ciclone da temporada de ciclones na região da Austrália de 2022-2023 a ser nomeado e no YouTube o BOM reportou que fazem dez anos que um sistema com esta intensidade não atinge o país.

Como todo sistema ciclônico, além dos ventos fortes, chuvas intensas e agitação marítima são esperadas.

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes