Saltar para o conteúdo

Ciclone Amy atinge Europa com ventos de 148 km/h

De Wikinotícias

4 de outubro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Noroeste da Europa foi fortemente atingido por Amy

Amy, a primeira tempestade da temporada do ano no Oeste da Europa, causou rajadas de vento de mais de 154 km/h em Tiree, na Escócia. Já Magilligan, na Irlanda do Norte, teve sua maior rajada para um mês de outubro, de 148 km/h. O Met Office britânico também anunciou que o ciclone bateu o recorde de mais baixa pressão atmosférica para um mês de outubro, de 947,9 na cidade escocesa de Baltasound.

No norte da França foram reportados ventos de 100 km/h na Normandia e uma pessoa morreu devido à queda de uma árvore. Outra pessoa também morreu na Irlanda.

Essas tempestades outonais e invernais que anualmente atingem a Europa são ciclones extratropicais que se formam no Oceano Atlântico e mais raramente ciclones polares. Os sistemas são nomeados quando há previsão para ventos e chuvas fortes e sua nomeação ajuda as pessoas a prestarem atenção aos alertas meteorológicos.

Em toda a Europa centro-ocidental países formaram grupos para monitorar e nomear estes fenômenos através de listas que são criadas e divulgadas anualmente, num sistema similar à lista anual de nomes de furacões.

A tempestade

Amy se formou a partir dos restos do furacão Humberto que se transformou num ciclone extratropical enquanto rumava para o nordeste no Atlântico. Em algum ponto área de baixa pressão absorveu Humberto, transformando-se numa poderosa tempestade que o portal Severe Weather da União Europeia descreveu como "a tempestade atlântica mais poderosa da temporada", que só termina em meados do ano que vem.

Amy foi a primeira tempestade a ser nomeada este ano e foi batizada no dia 1° passado quando o Met Office ainda anunciava "alguma incerteza sobre a trajetória exata", mas já previa "ventos fortes nas regiões norte e oeste, com rajadas que atingirão de 80 a 96 quilômetros por hora no interior do norte da Grã-Bretanha e, potencialmente, de 110 a 128 quilômetros por hora em alguns lugares, com rajadas ainda mais fortes nas costas e colinas expostas, principalmente no noroeste".

Notícias Relacionadas

[editar | editar código]