Saltar para o conteúdo

Ciclone Alfred causa destruição e mortes na Austrália

Fonte: Wikinotícias

9 de março de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Alfred ao tocar terra

O ciclone tropical Alfred chegou à costa sudeste de Queensland, Austrália, ontem de manhã (horário local), causando danos significativos neste estado e no norte de seu vizinho Nova Gales do Sul enquanto segue território adentro. Embora tenha sido rebaixado para uma "baixa tropical" antes do desembarque, Alfred provocou ventos fortes com rajadas de cerca de 100 km/h e chuvas intensas, resultando em cortes de energia, telhados arrancados, árvores caídas e inundações.

Hoje cerca de 350 mil prédios ainda estavam sem energia elétrica em Queensland e 50 mil em Nova Gales do Sul e escolas e serviços não essenciais estão suspensos em partes dos dois estados, enquanto autoridades avaliam sua reabertura amanhã ou durante a semana.

A região em azul teve as chuvas mais intensas

Em Nova Gales do Sul um homem morreu ontem após ser levado pelas águas da enchente em Coffs Harbour e socorristas ficaram feridos quando seus veículos se chocararam na cidade de Lismore durante os trabalhos de resgate.

Alertas para enchentes continuam em vigor em Nova Gales do Sul, incluindo para as cidades longo do Rio Wilsons em Lismore e nas áreas baixas perto do Rio Clarence. Na região de Brisbane, Queensland, que também foi afetada pelas enchentes, o alerta foi diminuído para fraco.

Os outros ciclones Alfred na Austrália

Este não é o primeiro ciclone tropical Alfred a ser nomeado na região da Austrália e já houve dois outros:

Março de 1986: foi um sistema de categoria 1 no Mar de Coral que se deslocou para o leste, a mais de 500 km a leste das cidade de Cairns e Townsville, sem tocar terra; [1]

A terajetória circular do Alfred de 2017

Fevereiro de 2017: começou a se desenvolver em terra sobre o leste do Território do Norte e circulou sobre o Golfo de Carpentaria por vários dias até virar um ciclone de categoria 1 sobre o mar, voltando novamente para o oeste para tocar terra perto da fronteira do Território do Norte com Queensland rebaixado para um depressão tropical. [2]