Chuvas intensas em Pernambuco levam à morte 34 pessoas; Onda de Leste é responsável pelas precipitações

Fonte: Wikinotícias

29 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um fenômeno meteorológico conhecido como Onda de Leste tem provocado chuvas intensas no nordeste brasileiro nos últimos dias, principalmente em Recife, Pernambuco, onde já morreram 34 pessoas, de acordo com a Defesa Civil Nacional na atualização feita ontem às 18h30min. “Vinte pessoas morreram devido a um deslizamento de terra na comunidade Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura, na Zona Sul da capital pernambucana”, reportou o portal G1.

As chuvas, que segundo o Inmet, chegaram a 150mm no leste de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte entre sexta-feira e ontem, também deixaram desabrigados. 335 pessoas estão abrigadas em pontos de apoio e 1.026 estão provisoriamente na casa de parentes, reportou a Defesa ontem em seu Twitter.

O governo do Recife criou diversos centros de acolhimento e pediu “que os moradores procurem locais seguros como as casas de parentes ou amigos" e "que quem já está em um local seguro, evite circular pela cidade”.

Onda do Leste

A Onda de Leste é um fenômeno meteorológico de formação de correntes de vento sobre o Atlântico da costa da África, na área de influência dos ventos alísios próxima da Linha do Equador, que levam nuvens de chuva para o leste, para a costa do nordeste do Brasil.

Fontes