Chuvas fortes que atingem a Bahia já deixaram pelo menos 10 mortos

Fonte: Wikinotícias

13 de dezembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Fotografia aérea da região alagada no sul da Bahia

As fortes chuvas que atingem o Sul e Extremo Sul da Bahia desde a semana passada já deixaram pelo menos 10 pessoas mortas. Também há 15.199 pessoas desalojadas e 6.371 desabrigadas. No total, 220 mil pessoas foram atingidas de alguma forma e, para mitigar a situação, o governador da Bahia, Rui Costa, declarou situação de emergência em pelo menos 51 municípios, enquanto o governo federal reconheceu o estado de emergência em 24 cidades até agora. O governo baiano também criou uma linha de crédito para ajudar comerciantes que tiveram seus negócios destruídos.

As chuvas diminuíram nos últimos dias e as águas dos rios começaram a baixar, mas muitas casas ainda estão inundadas e estradas e pontes foram destruídas. Algumas cidades estão ilhadas e incomunicáveis.

Entre os municípios mais atingidos estão Itamaraju, Eunápolis, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba.

Causas

O desastre natural foi provocado pela tempestade subtropical Ubá, um sistema de de baixa pressão que evoluiu para um ciclone subtropical e, junto com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), causou chuvas volumosas também em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes