Saltar para o conteúdo

China suspende importações de todos os produtos aviários brasileiros

Fonte: Wikinotícias

1 de junho de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um comunicado da noite desta sexta-feira (31) da agência aduaneira da China informou que o país asiático vetou a compra de todos os produtos brasileiros relacionados a aves por causa do caso de gripe aviária identificado no começo do mês em uma granja no Rio Grande do Sul (RS). Questionados, o Itamaraty e o Ministério da Agricultura e Pecuária ainda não se pronunciaram sobre o caso.

A China foi um dos primeiros países a interromper a importação de carne de frango brasileira, quando o governo brasileiro notificou as autoridades internacionais sobre a situação.

No dia 16 de maio, a granja com foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) foi identificada no município de Montenegro (RS). Após a confirmação, o governo deu início ao protocolo estabelecido pelo Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, com isolamento da área e eliminação das aves restantes.

Desde então, outros países vem tomando atitudes parecidas, como a União Europeia e a Argentina.

No entanto, como nenhum outro caso de gripe aviária foi confirmado no país, as suspeitas vêm sendo descartadas, embora novos alertas estão aparecendo em outras regiões, como no estado de São Paulo ou no Distrito Federal. No momento, são oito suspeitas em investigação pelo país.