China se opõe à acordo de defesa entre Japão e Austrália

Fonte: Wikinotícias

18 de novembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Japão e a Austrália chegaram recentemente a um amplo acordo sobre um acordo bilateral de defesa, e as autoridades chinesas responderam a isso na quarta-feira (18 de novembro). O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, afirmou na conferência de imprensa regular que "o desenvolvimento das relações bilaterais entre os países deve ser conducente à manutenção da paz e estabilidade regional". Ele também disse que o desenvolvimento das relações bilaterais "não deve visar ou prejudicar os interesses de terceiros".

Zhao Lijian expressou "forte insatisfação e firme oposição" à "acusação contra China" feita pelos líderes do Japão e da Austrália no comunicado conjunto.

O editor-chefe do Global Times do Partido Comunista Chinês, Hu Xijin, disse que o Japão e a Austrália deram um mau exemplo. Eles não apenas definiram seu maior parceiro comercial, a China, como uma "ameaça à segurança", mas também ecoaram as exigências dos Estados Unidos. Ele "aconselhou" o Japão e a Austrália a não seguirem os EUA no confronto com a China, além de afirmar que se a segurança da China for ameaçada, eles pagarão o preço correspondente.

A versão australiana do The Guardian relatou em 18 de novembro que os ministros australianos mais uma vez pediram um diálogo com seus homólogos chineses para resolver a disputa diplomática que se formava em Pequim. Essa disputa levou o governo chinês a tomar uma série de ações comerciais contra a indústria de exportação australiana ao longo do ano.

As relações entre a Austrália e a China continuaram a se deteriorar nos últimos dois anos. Em 2018, a Austrália se tornou o primeiro país a proibir publicamente a gigante de tecnologia chinesa Huawei de participar da construção de sua rede 5G por motivos de segurança nacional. Desde então, houve muitos conflitos entre os dois países. Em 2020, o pedido da Austrália de uma investigação internacional sobre a origem e a disseminação do coronavírus irritou o governo chinês. As tensões diplomáticas entre a China e a Austrália continuaram a piorar, a guerra comercial entre os dois países se intensificou e a China conduziu investigações sobre várias importações australianas.

A China é o maior parceiro comercial da Austrália. Departamentos governamentais chineses exigem que os compradores chineses não comprem carvão, cobre, cevada, vinho, açúcar, lagosta e madeira australianos.

O primeiro-ministro australiano, Morrison, chegou a Tóquio em 17 de novembro para uma visita de 24 horas ao Japão. A maior conquista da viagem de Morrison ao Japão foi o acordo de defesa com o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga. Morrison elogiou o acordo como um "momento crítico na história das relações Japão-Austrália".

Este acordo de defesa deverá ser finalizado quando Yoshihide Suga visitar a Austrália no próximo ano.

Os observadores indicaram que, uma vez assinado o acordo, será estabelecido um quadro jurídico para o intercâmbio de visitas entre as duas forças armadas para treino e operações militares conjuntas. O acordo ajuda a promover a cooperação entre o Japão e a Austrália, incluindo cooperação nos cada vez mais polêmicos Mar da China Meridional e Mar da China Oriental.

Morrison se tornou o primeiro líder estrangeiro a se encontrar pessoalmente com o primeiro-ministro Yoshihide Suga no Japão. A mídia australiana informou que, após retornar à Austrália, Morrison ainda precisa se isolar por duas semanas. Isso é suficiente para mostrar que a parceria estratégica entre Austrália e Japão está se aprofundando gradativamente.

O Japão vê a Austrália como um “semi-aliado”, e a cooperação em defesa entre os dois países remonta a alguns anos atrás, quando os dois países assinaram um acordo de cooperação em defesa em 2007. Em 2013, os dois países concordaram em compartilhar suprimentos militares. Depois que o Japão diminuiu as restrições à transferência de armas e equipamentos, o escopo do acordo foi ampliado em 2017 para incluir suprimentos militares.

A Marinha australiana juntou-se recentemente à formação de navios de guerra da Índia, Japão e Estados Unidos para conduzir conjuntamente o exercício militar anual no Oceano Índico, que fortaleceu o mecanismo de "quatro nações".

Fontes