China e os EUA negociam acordo para lidar com o risco de fechamento de empresas chinesas nos EUA

Fonte: Wikinotícias

30 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Reguladores na China e nos Estados Unidos estão discutindo os detalhes operacionais de um acordo de auditoria que Pequim espera assinar este ano, disseram pessoas familiarizadas com o assunto. É o mais recente movimento de Pequim para tentar permitir que as empresas chinesas continuem listadas nos Estados Unidos.

Uma fonte disse à Reuters que uma estrutura preliminar para a cooperação de supervisão de auditoria tomou forma e que a China poderia classificar menos informações como confidenciais, potencialmente permitindo que mais informações entrem nos papéis de trabalho de auditoria das empresas.

A China também está discutindo detalhes das inspeções no local pelo Conselho de Supervisão de Contabilidade de Empresas Públicas dos EUA (PCAOB) para dar ao órgão de fiscalização de auditoria dos EUA acesso aos documentos, disseram três das fontes.

Na semana passada, Fang Xinghai, vice-presidente da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC), disse que espera chegar a um acordo em um futuro próximo para permitir inspeções de auditoria no local pelo Conselho de Supervisão Contábil de Empresas Abertas.

Por muito tempo, as empresas chinesas listadas no mercado de ações dos EUA não forneceram à SEC algumas das informações de relatórios financeiros que as empresas listadas devem fornecer devido a restrições do governo chinês. A situação se intensificou nos últimos dois anos, pois os reguladores chineses reforçaram ainda mais os controles de dados sobre empresas listadas no exterior, causando crescente insatisfação nos Estados Unidos.

A Reuters afirma que uma fonte disse: “A China categorizará as divulgações de forma clara e potencialmente restringirá o escopo de informações confidenciais relevantes.” Outra fonte disse que a China quer que o acordo seja alcançado este ano e implementado no próximo ano.

Fontes