Chegada do inverno aquece o setor de turismo na região sul do país

Fonte: Wikinotícias

24 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Por Agência CNM de Notícias

A estação do inverno é associada a refeições quentes, enoturismo, viagens românticas, gastronomia típica da região, chocolates, esportes de inverno e remete também ao Sul do Brasil, especificamente a destinos amplamente divulgados e conhecidos como Canela, Bento Gonçalves e Gramado. O Município de Caxias do Sul (RS), visando a exploração turística, uniu 18 empreendimentos que integram a Rota Turística Sabor & Aventura, que são cervejarias, enoturismo, alimentação vegana e sítios de aventura. A rota faz com que os empreendedores aproveitem a temporada de inverno, já que o turismo no Município vem crescendo gradualmente. Vem-se observando uma procura maior por viagens curtas, com passeios seguros e que proporcionem uma experiência atraente na estação de inverno em meio à pandemia, e assim o Município de Caxias aposta também em cafés, doces artesanais, cervejas especiais, como um diferencial que acolhe amigos que não se vêem há tempos, pessoas que moram no próprio Município ou arredores.

Já a Secretaria de Turismo de São Chico (RS) incentivou setor gastronômico a desenvolver pratos com pinhão, iguaria típica que normalmente movimentava a cidade antes da pandemia, esse ano é estrela no Roteiro do Pinhão, desenvolvido pela secretaria de turismo do Município, que vai até 11 de julho deste ano.

As malharias do Município de Nova Petrópolis (RS), que deixaram de realizar eventos como Festmalhas e o Tricofest, apostam no aumento das vendas com a chegada do inverno e o aumento do movimento de turistas.

Gramado acredita no tradicional e os restaurantes especializados em fondue aumentaram as vendas. O diferencial é que começam a investir em cardápio especial para pessoas com restrições alimentares, atraindo cada vez mais turistas. A certeza que se tem é de que mesmo com o movimento melhorando por conta da abertura do comércio, contando com os selos de segurança e vacinas, a pandemia de covid-19 vai fazer parte do cenário do turismo por algum tempo, sendo necessária a manutenção dos cuidados sanitários em empreendimentos turísticos.

A equipe Técnica de Turismo da CNM enfatiza que a atividade de turismo fomenta a economia e com isso a região terá um inverno mais rentável que o do ano passado, evitando o desemprego e movimentando a economia dos Municípios.

Fonte