Chefe do Escritório de Direitos Humanos da ONU critica Coreia do Norte

Fonte: Wikinotícias

10 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

James Heenan, o novo chefe do Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos em Seul, deu uma entrevista coletiva em Seul no dia 10 e disse: "A Coreia do Norte deve usar os fundos usados ​​para mísseis para os direitos humanos de seu povo".

Heenan disse: “O que o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), bem como o escritório de Seul, tem falado ao longo dos anos é usar recursos usados ​​para fins militares para satisfazer os direitos humanos”.

“A não utilização de recursos por si só é uma violação significativa dos direitos humanos”, afirmou.

O diretor Heenan também disse: “É importante para o Escritório de Direitos Humanos da ONU denunciar violações de direitos humanos à comunidade internacional, mas também é importante descobrir como responsabilizar aqueles que cometeram violações de direitos humanos”. “O trabalho do escritório de direitos humanos é descobrir se a responsabilidade pode ser estabelecida", disse ele.

O diretor Heenan, que é da Austrália, foi nomeado para a Coreia do Sul no dia 2 do mês passado e começou seu trabalho reunindo-se com organizações norte-coreanas e o embaixador sul-coreano para os Direitos Humanos na Coreia do Norte, Lee Shin-hwa.

Fontes