Chefe do Escritório de Direitos Humanos da ONU critica Coreia do Norte

10 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

James Heenan, o novo chefe do Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos em Seul, deu uma entrevista coletiva em Seul no dia 10 e disse: "A Coreia do Norte deve usar os fundos usados ​​para mísseis para os direitos humanos de seu povo".

Heenan disse: “O que o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), bem como o escritório de Seul, tem falado ao longo dos anos é usar recursos usados ​​para fins militares para satisfazer os direitos humanos”.

“A não utilização de recursos por si só é uma violação significativa dos direitos humanos”, afirmou.

O diretor Heenan também disse: “É importante para o Escritório de Direitos Humanos da ONU denunciar violações de direitos humanos à comunidade internacional, mas também é importante descobrir como responsabilizar aqueles que cometeram violações de direitos humanos”. “O trabalho do escritório de direitos humanos é descobrir se a responsabilidade pode ser estabelecida", disse ele.

O diretor Heenan, que é da Austrália, foi nomeado para a Coreia do Sul no dia 2 do mês passado e começou seu trabalho reunindo-se com organizações norte-coreanas e o embaixador sul-coreano para os Direitos Humanos na Coreia do Norte, Lee Shin-hwa.

Fontes