Charles III será coroado rei em maio de 2023

Fonte: Wikinotícias

12 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Charles III do Reino Unido será coroado Rei na Abadia de Westminster, em Londres, em maio de 2023, anunciou o Palácio de Buckingham ontem. Charles tornou-se rei automaticamente após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth, no mês passado, mas uma grande cerimônia, cheia de pompa, será realizada no dia 6 de maio para coroar Charles. Sua esposa, Camilla, também será coroada.

A cerimônia será conduzida pelo Arcebispo de Canterbury, o chefe espiritual da Igreja Anglicana, como é a tradição, que começou com Guilherme, o Conquistador, em 25 de dezembro de 1066. Charles é o 41º monarca da linhagem que remonta a Guilherme a ser coroado na Abadia e, aos 73 anos, será o monarca mais velho a receber a coroa.

Sua mãe, que morreu aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, foi coroada em 2 de junho de 1953 na primeira cerimônia do tipo a ter sido televisionada na TV britânica. Ela reinou por 70 anos, o que é um recorde entre todos os reis e rainhas britânicos.

Como será a cerimônia?

"A coroação refletirá o papel do monarca hoje com vistas para o futuro, enquanto estará enraizada em tradições e pompa de longa data", diz o comunicado. O que isto significa? Apesar do Palácio ter anunciado que "mais detalhes serão anunciados oportunamente" a imprensa especula que haverá menos pompa do que nas coroações anteriores: menos convidados, por exemplo, e menos luxo, o que representará menos gasto de dinheiro.

Apesar de não ser oficial, há alguns anos a imprensa também especula que Charles sempre teve o desejo de diminuir a Família Real, assim "enxugando" a Casa Real e reduzindo o grupo de trabalho ao mínimo. Sua mãe reinou ao lado, além de filhos e netos, até de alguns primos - o Duque de Kent, o Duque de Gloucester e o Príncipe Michael de Kent - o que representava gastos para a Casa Real, já que vários deles exerciam atividades em nome da Monarquia e recebiam pagamento por isto, além de morarem em residências reais, o que gerava gastos também com pessoal.

No caso de Charles, ele sequer deu o título de Príncipe e Princesa para seus netos Archie e Lilibeth, já que seus pais Harry e Meghan se afastaram da Casa Real há dois anos e se mudaram para os Estados. Com isto, eles não terão qualquer direito, sequer o de segurança policial especial, quando estiverem no Reino Unido.

Notícias Relacionadas

Fontes