Cerimônias fúnebres de Mário Soares começam nesta segunda em Lisboa

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

9 de janeiro de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nestas segunda (9) e terça-feira (10), a cidade de Lisboa, capital de Portugal, terá um esquema especial de trânsito devido ao cortejo fúnebre de Mário Soares, ex-presidente do país e um dos maiores nomes da democracia portuguesa. O presidente do Brasil, Michel Temer, confirmou que viaja a Lisboa para participar, na terça-feira, do funeral. Os antigos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva divulgaram mensagens em que destacam a figura de Soares.

Mário Soares nasceu em 7 de dezembro de 1924, em Lisboa. Foi advogado, fundou o Partido Socialista, lutou contra a ditadura, foi preso e exilou-se em ParisParis. De volta a Portugal, foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro. Encabeçou a adesão de Portugal à Comunidade Econômica Europeiaem 1977, tendo assinado o tratado em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e governou por dois mandatos, até 1996.

O atual primeiro-ministro de Portugal, António Costa, descreveu-o como um homem que, ao longo de sua vida, lutou pela liberdade.

Fonte