Saltar para o conteúdo

Canadá não descarta enviar tropas de paz à Ucrânia como parte de eventual acordo, diz primeiro-ministro

De Wikinotícias

24 de agosto de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nesse domingo (24), o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, afirmou ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que apoia os pedidos da Ucrânia por garantias de segurança sólidas em qualquer acordo de paz, ressaltando que o Canadá não descartaria o envio de tropas nesse contexto.

Após três anos e meio da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está conduzindo iniciativas de paz, enquanto a Ucrânia colabora com seus aliados europeus na criação de possíveis acordos de segurança pós-guerra para Kiev, aos quais Trump também se mostrou receptivo.

Em sua primeira visita à Ucrânia desde que assumiu o cargo em março, Carney participou de uma cerimônia no centro de Kiev ao lado de Zelensky para comemorar o Dia da Independência da Ucrânia. O evento também contou com a presença de Keith Kellogg, enviado especial de Trump para a Ucrânia.

"Estamos todos trabalhando para garantir que o fim desta guerra signifique a garantia de paz para a Ucrânia, para que nem a guerra nem a ameaça de guerra sejam deixadas para nossos filhos herdarem", afirmou Zelensky a uma multidão reunida na Praça Sofia, em Kiev.

Em uma coletiva de imprensa ao lado do presidente ucraniano, o líder canadense reafirmou o apoio ao país que foi invadido pela Rússia há três anos. Também mencionou a possibilidade de enviar tropas para a região, no contexto das garantias de segurança que estão sendo negociadas com os aliados.

O primeiro-ministro canadense afirma que o fortalecimento das tropas ucranianas não deve ser a única garantia de segurança para Kiev.