Canadá expulsa diplomata chinês

Fonte: Wikinotícias

10 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Canadá expulsou um diplomata chinês acusado de tentar intimidar um legislador canadense que criticou Pequim.

A ministra das Relações Exteriores, Melanie Joly, divulgou um comunicado dizendo que Zhao Wei havia sido declarado "persona non grata" em resposta a uma série de reportagens no jornal The Globe and Mail de que Zhou buscava informações sobre o legislador do Partido Conservador Michael Chong, que patrocinou uma moção para declarar o tratamento dado pela China à minoria muçulmana uigure como genocídio.

Joly disse que Ottawa “não tolerará nenhuma forma de interferência estrangeira”. Ela disse que os diplomatas estrangeiros que trabalham no Canadá foram avisados ​​“de que, se se envolverem nesse tipo de comportamento, serão mandados para casa”.

O Ministério das Relações Exteriores da China em Pequim anunciou na terça-feira que havia declarado Jennifer Lynn Lalonde, cônsul do consulado canadense em Xangai, “persona non grata” e ordenou que ela deixasse a China também até 13 de maio. A China tomará “contramedidas resolutas” em resposta à expulsão de Zhou.

As alegações sobre Zhou surgiram em meio a uma série de reportagens do The Globe and Mail e de outros meios de comunicação sobre as supostas tentativas da China de influenciar as eleições gerais canadenses de 2018 e 2021. Ambas as histórias foram baseadas em informações coletadas pela agência de inteligência do Canadá.

A China negou as acusações.

Fontes