Canadá conquista papel de liderança na revolução da tecnologia limpa

Fonte: Wikinotícias

21 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Se a inovação tecnológica é a chave para amenizar a ameaça da mudança climática global, o governo canadense e o setor privado de tecnologia acreditam ter algumas das respostas.

Apesar de uma população que é menos de ⅛ da dos Estados Unidos, as empresas canadenses foram eleitas nos últimos dois anos como as do ano em uma pesquisa com empresas norte-americanas do Cleantech Group, uma consultoria de São Francisco que promove soluções tecnológicas ao aquecimento global.

Embora classifique os Estados Unidos como o primeiro no campo geral, a consultoria - que emite um Índice Global de Inovação em Tecnologia Limpa anual - coloca o Canadá em segundo lugar mundialmente, um pouco à frente da Alemanha. A China aparece no top 10 da lista, assim como a Eslovênia, um dos vários países do Leste Europeu que se destacam em várias medidas de tecnologia.

Tecnologia limpa é o foco do Canadá

O que é bom para o clima global também é bom para a economia nacional, de acordo com Yara El Helou, assessora de relações de uma agência governamental que financia projetos de tecnologia limpa.

O governo federal busca fazer do Canadá “o país mais competitivo do mundo para empresas de tecnologia limpa”, disse El Helou. “Fizemos uma série de grandes investimentos desde 2016 em pesquisa, desenvolvimento, demonstração e adoção de tecnologia limpa e suporte para acelerar o crescimento de empresas de tecnologia limpa”.

“O Canadá é o primeiro país a medir a tecnologia limpa […] em nível nacional e a se comprometer com a publicação regular desses dados”, acrescentou El Helou. “As tecnologias limpas contribuíram com mais de US$ 28,8 bilhões para a economia canadense em 2019. Destes, aproximadamente US$ 7,05 bilhões em bens e serviços de tecnologia limpa foram exportados.”

Fontes