Camponeses revoltados contra desalojamentos em Benguela

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

Autoridades criticadas por não dialogarem com os camponeses que estão a ser expulsos e polícia chamada a proteger maquinaria.

25 de novembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na localidade de Losseta, em Benguela, mais de 100 famílias camponesas serão forçadas a abandonar os seus campos de cultivo, consumado que está o projecto para a construção de um porto seco, um condomínio e zonas turísticas.

Há pouco mais de três meses, os camponeses, preocupados com o futuro, chegaram o travar o avanço das máquinas ao serviço do Governo, dando lugar a conflitos de terra, com tiroteio e detenções à mistura. Depois da última vista do governador Isaac dos Anjos, ocorrida no início deste mês, soube-se que a iniciativa é irreversível.

Impulsionado pelo ramal do Caminho-de-ferro, capaz de proporcionar excelentes oportunidades de negócios, o Governo tenciona juntar ao porto seco um pólo industrial. Esta medida, implica a transferência das 143 famílias camponesas instaladas no local há mais de 20 anos.

As últimas informações indicam que os trabalhos preliminares são uma realidade lançada sobre a dor dos populares.

De acordo com fontes que acompanham o cenário, o equipamento utilizado na abertura de acessos está a destruir vários bens alimentares, sobretudo o milho, um cereal que não abunda.

Estas máquinas contam com a protecção de polícias e de efectivos das Forças Armadas.

O consultor social Misselo da Costa criticou o facto de não ter havido diálogo entre o Governo e os populares da região.

Funcionário da Organização Humanitária Internacional, Misselo apoia-se em imperativos legais para sustentar a tese de que os camponeses devem ser realojados em áreas onde possam dar sequência à agricultura familiar.

Situações como estas levaram o Bloco Democrático a traçar um quadro sombrio em relação à situação social na província de Benguela.

Zeferino Kuvinda, secretário provincial daquele partido, afirmou que se assiste hoje na província ao “açambarcamento” de terras por pequenos grupos que se auto-denominam de “classe empresarial” e que actuam “sem o mínimo de consideração nem respeito pela pessoa humana”.

“Vêm em nome do Estado e protegidos pela lei da terra do Estado, sabotam as lavras das populações”, disse Kuvinda.

O director da Agricultura, Eng. Fernando de Assis, disse que não tecia qualquer consideração sem que antes se inteirasse da situação.

Fonte