Campeonato Mundial Sênior de Judô começa nesta sexta (13), em Budapeste
14 de junho de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Campeonato Mundial Sênior de Judô, a primeira grande competição do ciclo olímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028, começa nesta sexta-feira (13), em Budapeste, na Hungria. O Brasil terá 18 atletas em disputa nas categorias individuais, além de dois em mistas. Destes, oito são beneficiados pelo Bolsa Atleta na categoria mais alta do programa - a Pódio -, e outros oito são da categoria Olímpico, totalizando 16 bolsistas na competição.
Para este primeiro momento do ciclo, incluindo o Mundial, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) adotou a estratégia de gerar oportunidades para o maior número de atletas possível. A Seleção convocada para Budapeste, por exemplo, tem uma média de idade de 24 anos, e é formada por seis estreantes: Ronald Lima (-66kg), Vinicius Ardina (-73kg), Luan Almeida (-81kg), Shirlen Nascimento (-57kg), Beatriz Freitas (-78kg) e Karol Gimenes (-78kg). Além deles, a equipe também terá o reforço de nomes mais experientes no cenário internacional, como os medalhistas olímpicos Beatriz Souza (+78kg), Rafaela Silva (-63kg), Daniel Cargnin (-73kg), Rafael Macedo (-90kg) e Leonardo Gonçalves (-100kg), e de mais medalhistas no Circuito Mundial IJF.
“Fui sétimo em um Grand Slam, ouro no Campeonato Pan-Americano e ouro no Grand Prix da Áustria. Então, acho que estou tendo uma crescente boa no meu primeiro ano no Sênior. Tive bastante treinos com outras pessoas da minha categoria, competições também, e isso me deixa mais confortável para as minhas lutas. Acho uma das categorias mais duras, mas estou confiante”, disse Ronald Lima, de 20 anos, bolsista olímpico que compete neste sábado (14).
As disputas na capital da Hungria vão seguir o mesmo modelo dos Jogos Olímpicos, com uma categoria feminina e uma masculina por dia. Já no último, será a vez das equipes mistas. Neste ano, o Mundial vai contar com 556 atletas de 93 países. No Brasil, a Cazé TV, o Canal Olímpico do Brasil e o Sportv vão transmitir ao vivo todos os dias de competição.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) Campeonato Mundial Sênior de Judô começa nesta sexta (13), em Budapeste — Ministério do Esporte, 14 de junho de 2025