Camarões relata aumento de mortes por consumo de álcool

Fonte: Wikinotícias

16 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades em Camarões afirmam que a pandemia de coronavírus levou a um aumento no consumo excessivo de álcool - e em mortes por álcool falso. Grupos de consumidores protestaram na segunda-feira, dizendo que as autoridades precisam fazer mais para reprimir tanto o álcool quanto os remédios falsificados.

Centenas de pessoas compareceram na segunda-feira para assistir à apreensão do que as autoridades alegam serem “uísques falsos” do mercado Elig-Edzoa, na capital de Camarões, Yaounde.

Funcionários do Ministério do Comércio, da alfândega e da polícia de Camarões estavam reprimindo o álcool falsificado para marcar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

Pauline Biloua é membro do Conselho Nacional de Consumidores dos Camarões, o órgão governamental de proteção ao consumidor. Ela disse que milhares de bebidas alcoólicas falsas foram apreendidas em pelo menos 200 lojas e 350 bares em Camarões no mês passado.

Ela disse que desde os primeiros casos de COVID-19 foram relatados em Camarões em março de 2020, muitas pessoas perderam seus empregos e agora são extremamente pobres. Os consumidores que não podem mais comprar uísques de boa qualidade agora compram bebidas alcoólicas falsas produzidas localmente, que são perigosas para a saúde, disse ela. Muitas pessoas desenvolveram problemas de fígado e morreram por consumir uísques falsos, acrescentou ela.

Enquanto isso, várias dezenas de pessoas participaram de um protesto na terça-feira contra a venda de produtos falsificados e falsificados.

Delor Magellan Kamseu Kamgain é presidente da Liga Nacional de Consumidores de Camarões. Ele disse que organizou o protesto porque o governo ainda não está fazendo o suficiente para proteger os consumidores.

Ele disse que a pobreza causada pelo coronavírus está levando a maioria dos camaroneses a comprar produtos baratos. Kamgain disse, infelizmente para os consumidores, que o governo permitiu que produtos falsos e falsificados, incluindo medicamentos e uísques que são altamente consumidos nos Camarões, sejam vendidos publicamente. Ele disse que tudo o que uma organização de consumidores como a sua pode fazer é educar e sensibilizar as pessoas sobre os riscos a que os civis estão expostos ao consumir produtos de origem duvidosa.

O Conselho Médico de Camarões diz que cerca de três quartos das 7.500 mortes por problemas hepáticos em Camarões em 2020 foram devido ao consumo de álcool falso.

Segundo a polícia, alguns produtos são feitos de etanol puro ou com álcool comprado ou roubado em farmácias e hospitais.

As drogas falsas são outro problema. O governo disse que cerca de 380 pessoas morreram de drogas falsas em Camarões em 2020, contra 223 em 2019.

O governo disse que os verdadeiros números são provavelmente maiores porque menos de 30% dos civis visitam hospitais. Alguns compram medicamentos de beira de estrada e outros preferem a medicina tradicional africana.

O ministro do Comércio, Luc Magloire Mbarga Atangana, disse que ordenou a repressão a todas as drogas falsas e álcool.

Ele disse que ordenou investigações sobre a origem de todas as drogas falsas e uísques que circulam nos Camarões. Ele disse que pediu à polícia que apreendesse imediatamente todos os produtos falsificados no mercado. Ele disse que os funcionários da alfândega foram solicitados a proteger a fronteira para que produtos falsificados não fossem contrabandeados para Camarões.

Atangana disse que os camaroneses devem denunciar as pessoas suspeitas de produzir ou vender produtos falsificados à delegacia de polícia mais próxima.

Fontes