CRE aprova indicados para OEA e para embaixadas do Brasil na Rússia e na Nova Zelândia

Fonte: Wikinotícias

6 de julho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta terça-feira (6) a indicação do diplomata Otavio Brandelli para a chefia da representação brasileira na Organização dos Estados Americanos (OEA), com sede  em Washington DC, capital dos EUA. Também foram aprovadas as indicações para chefiar as embaixadas no Brasil na Rússia, Rodrigo Baena Soares, e na Nova Zelândia, Marcos Arbizu de Souza Campos. 

Durante a sabatina, Brandelli, indicado para a OEA, afirmou que o Brasil precisa regularizar suas obrigações financeiras com o órgão, que tem sofrido atrasos constantes. Também entende que o Brasil tem perdido oportunidades de fortalecer laços com dezenas de países da região, ao negligenciar recursos para a cooperação bilateral.

— Na Agência Brasileira de Cooperação [ABC], tínhamos, em 2016, US$ 12 milhões para estas ações. Em 2021, temos US$ 6 milhões. Aí sinto muito, cooperação sem dinheiro, a gente pode ser muito criativo, mas não prospera. Algo a mais deveríamos realizar nesta sinergia, com vistas a ter mais disponibilidade de recursos. Temos que ver a questão dos pagamentos com a OEA também. O Brasil tem suas dívidas com vários organismos lá. Há três organismos principais a pagar: a própria OEA, o IICA [Instituto Interamericano de Cooperação na Agricultura] e temos que pagar a Opas [Organização Pan-Americana de Saúde]. Ainda não temos problemas, mas dentro de dois anos poderemos ter, inclusive com a perda do poder de deliberação — afirmou.

A informação trouxe indignação ao senador Cid Gomes (PDT-CE). Para ele, o Parlamento precisa se mobilizar visando regularizar totalmente a participação brasileira na OEA.

— É inadmissível que um país como o Brasil fique no cenário internacional como caloteiro. E a gente vê que são contribuições irrisórias, dado nosso Orçamento. A Comissão Mista de Orçamento [CMO] precisa levar em conta estas obrigações internacionais. A Opas por exemplo, tem nos ajudado muito na questão das vacinas — apelou Cid Gomes.

O relator da indicação de Brandelli foi o senador Fernando Collor (Pros-AL), cujo relatório foi lido pelo senador Antonio Anastasia (PSD-MG). Foi ressaltada a larga experiência do diplomata em negociações comerciais envolvendo nações do continente americano. Entre 2015 e 2019 por exemplo, Brandelli foi diretor do Departamento do Mercosul no Itamaraty, quando acumulou o cargo com diversas outras missões diretivas junto ao bloco sul-americano.

Fontes