Ir para o conteúdo

COP30 começa em Belém com negociações difíceis sobre energias fósseis e financiamento

De Wikinotícias

10 de novembro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa segunda (10), a 30º Conferência do Clima da ONU (COP30) a ser realizada na Amazônia terá início em Belém (PA). Duas semanas cruciais se aproximam para a luta global contra as mudanças climáticas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ignorou todas as objeções e a cidade de Belém acolherá cerca de 50.000 pessoas durante o evento, mesmo diante da escassez de hotéis e da elevação dos preços.

O objetivo do evento é fazer com que o mundo preste atenção à Amazônia e que os participantes da COP30 vivenciem a vida tropical em Belém, cidade em que os moradores costumam levar guarda-chuvas para se proteger do sol pela manhã e da chuva à tarde.

Amazônia, cujas árvores desempenham um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas ao absorver gases do efeito estufa, enfrenta as consequências do desmatamento, da mineração ilegal, da contaminação dos rios e da violência contra suas comunidades indígenas.

O Brasil tem se preparado diplomaticamente para a COP30 há um ano. Porém, no setor de logística, está atrasado. No domingo, diversos pavilhões ainda estavam em fase de construção no centro de conferências.