CNN: EUA em negociações com Elon Musk para fornecer serviço de internet via satélite ao Irã

Fonte: Wikinotícias

21 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Casa Branca está conversando com o bilionário Elon Musk sobre a criação do serviço de internet via satélite da SpaceX no Irã, informou a CNN na sexta-feira.

A agência de notícias citou autoridades americanas familiarizadas com as negociações que disseram que a Casa Branca vê o serviço de internet, chamado Starlink, como uma maneira potencial de permitir que os iranianos acessem a internet, contornando as restrições do governo.

O governo do Irã restringiu o acesso à internet depois que os protestos eclodiram no mês passado após a morte de Mahsa Amini, 22, que foi detida pela polícia do país.

“Estamos com o pé no acelerador para fazer tudo o que pudermos para apoiar as aspirações do povo iraniano”, disse um alto funcionário do governo dos EUA à CNN.

“Ao mesmo tempo, é verdadeiramente um movimento iraniano liderado por meninas e se espalhando para outros aspectos da sociedade. E não queremos de forma alguma eclipsar o movimento deles”, disse o funcionário.

A CNN informou na semana passada que a SpaceX pediu ao Pentágono que pague dezenas de milhões de dólares por mês para financiar o Starlink na Ucrânia. Após as notícias do pedido, Musk escreveu no Twitter que retirou o pedido de financiamento.

Não se sabe se a Starlink está buscando financiamento do governo dos EUA para permitir que opere no Irã.

Amini foi presa em 13 de setembro por “uso impróprio do hijab”. Ela morreu três dias depois, sob custódia policial, provocando protestos generalizados em todo o país.

Fontes