Câmara decide se vai inquirir Ministro da Justiça do Brasil sobre denúncia de contas suspeitas no exterior

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 4 de julho de 2006

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Agência Câmara informa que os parlamentares da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle podem votar nesta quarta-feira (5) um requerimento da oposição para que o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos preste esclarecimentos sobre denúncias de recebimento ilegal de recursos no exterior.

O autor do requerimento é o deputado Paulo Bauer (PSDB) que mencionou que as denúncias foram publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo no dia 12 de junho, em reportagem intitulada "Ex-cliente liga Márcio Thomaz Bastos a conta no exterior".

Na matéria o empresário brasileiro Ivo Morganti Jr. alega que teria pago honorários de 4 milhões de dólares (R$ 9 milhões) a Thomaz Bastos em 1993 através de remessa ao exterior. Bastos foi advogado de Morganti e sua mãe nas décadas 80 e 90 em inquérito policial que os acusava de participação no assassinato do patriarca da família, Ivo Morganti.

A Folha de S. Paulo disse que a Polícia Federal (PF) abriu uma investigação em 2003 e arquivou o caso em 2004, sem que a transação tivesse sido rastreada ou tivesse sido solicitada a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico das pessoas envolvidas no caso.

O Ministro Márcio Thomaz Bastos disse que não recebeu o dinheiro. Ele ainda não foi chamado pela PF, nem pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para prestar esclarecimentos.

Fontes