Câmara aprova moção de repúdio ao governo da Venezuela

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 25 de fevereiro de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Câmara aprovou, há pouco, moção de repúdio ao governo da Venezuela. “[A moção] é pela atuação do Governo da República Bolivariana da Venezuela por quebra do princípio democrático, com ofensa às liberdades individuais e ao devido processo legal”, diz o texto do documento apresentado pelo líder da minoria, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) e aprovado pelo plenário da Casa, em votação simbólica.

O documento cita como fatos considerados violações do princípio democrático, a prisão de oposicionistas políticos, como Leopoldo López, o confisco de bens privados, a perseguição a jornalistas e a censura à imprensa. “Nos últimos dias, a mídia divulgou amplamente a prisão do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, que, além de ter sido realizada de modo arbitrário pelas autoridades venezuelanas, conta ainda com rumores de tortura contra o oposicionista”, diz trecho da moção.

Na justificativa, Bruno Araújo afirma que “ultimamente aquele país, que é integrante do Mercosul, vem perpetrando graves violações que merecem o repúdio de todas as nações verdadeiramente democráticas”. Segundo o deputado, o Protocolo de Ushuaia estabelece, no âmbito do Mercosul, que “a plena vigência das instituições democráticas é condição essencial para o desenvolvimento dos processos de integração entre os Estados-Partes”. O PT, PCdoB e PSOL se posicionaram contrário à moção de repúdio.

Fontes