Bush se refere a Uribe como “líder forte”, ao comentar libertação de reféns das Farc

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

3 de julho de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, falou por telefone com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e elogiou a libertação de 15 reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) – entre eles, a franco-colombiana Ingrid Betancourt e três norte-americanos – pelo Exército colombiano. As informações são da BBC Brasil.

No telefonema, Bush se referiu a Uribe como um líder forte. Segundo a Casa Branca, o líder colombiano agradeceu aos Estados Unidos pelo apoio à sua gestão.

Os três reféns norte-americanos, Marc Gonsalves, Thomas Howes e Keith Stansell, chegaram hoje (3) a San Antonio, no estado do Texas. Eles estavam em cativeiro desde 2003, quando o avião em que viajavam – que realizava uma operação de inspeção antidrogas – foi derrubado na selva colombiana por guerrilheiros das Farc.

O resgate dos 15 reféns na tarde de ontem (2) foi feito durante a visita do provável candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, John McCain, à Colômbia. Ele relatou ter sido informado por Uribe sobre o sucesso da operação militar antes mesmo da divulgação para a imprensa.

Os Estados Unidos financiam o chamado Plano Colômbia – um projeto de cerca de US$ 5 bilhões mediante o qual fornecem armas e treinamento militar a forças colombianas para o combate ao tráfico de drogas e de supostas ações terroristas.

O governo norte-americano foi o único na América a apoiar a ação militar da Colômbia, em março deste ano, contra guerrilheiros das Farc que, segundo o governo de Uribe, mantinham um acampamento em território do Equador.

A ação levou o Equador a romper relações diplomáticas com a Colômbia e foi condenada pelos países da região.

Tanto o republicano John McCain quanto o provável candidato democrata, Barack Obama, apóiam o direito da Colômbia de agir além de suas fronteiras para combater guerrilheiros e traficantes. A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, exigiu, em um comunicado divulgado nessa quarta-feira, que as Farc libertem todos os reféns que ainda possui em cativeiro.

Fontes